8 Revisão primeiro ano - Padrão de beleza

8 Revisão primeiro ano - Padrão de beleza

(páginas 21 à 23 da apostila do Applique-se: 2º Bimestre de 2020

9ª ano do Ensino Fundamental)

Desde a Idade Média, os padrões de beleza vêm passando por notáveis mudanças, mas foi no final dos anos 80, com a explosão do mundo da moda, que os padrões disseminados até hoje se tornaram famosos.

Modelos brancas, magras, com cabelos lisos e medidas corporais enquadradas numa tabela ditaram, indiretamente, nos meios midiáticos uma forma de padronização que aprisionou (e aprisiona) milhares de mulheres, em uma constante busca por corpos e medidas irreais.

Na atualidade, entretanto, diversas mulheres consideradas exemplos de beleza decidiram expor suas opiniões e traumas passados para ensinar novas gerações que não há um padrão “correto” a ser seguido, ressaltando que todas as garotas são belas e únicas do jeito que são, não importando o peso mostrado na balança ou o tipo de curvatura do cabelo.

De maneira geral, os padrões de beleza estão enfrentando muitas transformações na atualidade, sendo elas, muitas vezes, progressistas e que visam a diversidade, como visto nos exemplos acima. Além disso, a busca por corpos perfeitos na geração moderna é um grande problema que deve ser combatido, uma vez que a procura por figuras perfeitas (e irreais) afeta não somente o exterior, mas também o interior.

A melhor influência a ser disseminada para crianças e adolescentes é estimulá-los a serem eles mesmos, sem o medo de não pertencer a um grupo ou comunidade específica. Cada pessoa é perfeita do jeito que tem que ser, não é um padrão de beleza midiático que torna um corpo “menos bonito” ou “mais bonito”. A beleza principal está no interior, está nas pequenas coisas que tornam você: você!

1 - Exercício físico e estética

Uma das maiores preocupações das pessoas que praticam atividade física é a estética. Infelizmente, essa busca desesperada por um corpo que se encaixe dentro de um padrão estabelecido de beleza pode custar caro, e dependendo da gravidade pode pagar até com a vida.

Nenhum ato extremo é necessário, é possível emagrecer, ganhar massa muscular, melhorar a aptidão física, enfim, todos esses objetivos podem ser perfeitamente alcançados de forma saudável.

O processo é lento, requer dedicação, comprometimento, foco, determinação e, principalmente, uma constância. É de fato um processo. E como todo processo, leva tempo. Um tempo que as pessoas insistem em querer acelerar, em pular etapas e desta forma acabam prejudicando mais a saúde do que melhorando.

É importante ter em mente que devemos cuidar da nossa saúde! Nosso bem mais precioso. Como consequência de cuidar da saúde, resultados estéticos favoráveis acabam por aparecer de forma natural e progressiva, portanto, mais duradoura. Sabe por quê? Porque atividade física deve ser encarada como um hábito! Assim como tomar banho e escovar os dentes, beber água, estudar, trabalhar.

Praticar atividade física deve ser um projeto de vida e não “um projeto verão”.

CLIQUE AQUI E FAÇA SUA ATIVIDADE.